top of page
  • Foto do escritorCecília Lume

Menstruação e anemia ferropriva: o que você precisa saber

Atualizado: 23 de jul. de 2021

Você que menstrua já deve ter ouvido falar sobre anemia ferropriva não é mesmo?


A anemia ferropriva (que acontece pela falta de ferro) é um dos maiores problemas de saúde pública e um dos grupos de maior risco desta condição são as mulheres em idade fértil devido à menstruação.




É importante que você saiba que seu organismo precisa de uma quantidade maior de ferro do que os corpos que não menstruam - principalmente se você tem um fluxo menstrual mais intenso - e isso acontece porque quando menstruamos perdemos uma quantidade de ferro com o sangue que vai embora! 🩸 🩸




O status de ferro é influenciado pela menstruação e também por fatores genéticos e pelo consumo alimentar - a nutrição tem papel fundamental na prevenção da anemia ferropriva.


Quando pensamos em consumo alimentar é importante destacar que o ferro pode vir dos alimentos de origem animal (carnes, principalmente vermelha) ou de origem vegetal (feijões, alguns vegetais verde escuros, castanha de caju, aveia e mais alguns alimentos) e que a absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal pode sofrer influencia de alguns fatores que favorecem (ex: vitamina C), ou desfavorecem (ex: excesso de cálcio e presença polifenóis e fitatos na mesma refeição) a sua absorção.


Você que menstrua e, principalmente, tem um fluxo bastante intenso vale a pena procurar auxilio profissional para avaliar seu status de ferro!

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page